Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O Brasil é o país mais ansioso do mundo de acordo com a OMS. Por isso, a dificuldade está presente na vida de vários brasileiros. Porém, nem todos conseguem sair desse problema e acabam passando por diversas complicações em sua rotina. Para evitar isso, saiba o que fazer durante uma crise de ansiedade.
1. Respire profundamente
Durante as crises de ansiedade é muito comum que a pessoa comece a hiperventilar. Por isso, para que ela diminua o ritmo de sua respiração é necessário respirar profundamente.
Isso ajuda a diminuir o estresse e oxigenar o cérebro, aumentando o foco. Para essa técnica ser eficiente é preciso manter o ritmo, prestar atenção no ar entrando e saindo pelas narinas e expandir a região do diafragma (abdominal).
2. Fazer o relaxamento muscular progressivo
Durante esse relaxamento deve-se contrair e relaxar cada grupo muscular. Começando pelo corpo inteiro. O indicado é retrair toda a musculatura e soltar levemente por 3 vezes.
Então, começar com os pés, contraindo e relaxando. Depois, seguir para a panturrilha e fazer isso progressivamente até chegar ao rosto. Por fim, deve enrijecer todo o corpo novamente e liberar a pressão por 3 vezes.
3. Testar distrações cognitivas
Ao não saber o que fazer durante uma crise de ansiedade, uma dica é distrair a mente com práticas cognitivas. Essas são maneiras para manter a mente focada em outra atividade e poder recuperar o controle.
Um exemplo é contar somente os números ímpares de 0 a 100, declamar um poema que saiba decorado ou falar o nome de todos os presidentes do país, começando pelo mais recente e indo até o que lembrar.
4. Praticar uma visualização guiada
Para fazer essa visualização, basta pensar em um local de calma, pode ser real ou imaginário. É importante ver a si mesmo totalmente calmo e em paz. Além disso, deve buscar o sentimento presente na cena para que a prática funcione.
Então, a pessoa ansiosa deve observar cada detalhe da cena, como pássaros, areia, árvores, se há outros junto e assim conseguir acabar com a ansiedade.
5. Trocar os pensamentos
Quando os pensamentos ansiosos iniciarem, uma boa dica é utilizar a troca positiva. Ou seja, para cada imagem de perigo, desastre ou acontecimento negativo que acontecer, a pessoa deve trocar por um pensamento positivo.
Logo, se estiver ansiosa por uma entrevista de emprego e surgir a imagem mental de que não sabe o que falar, basta trocar isso. Então, é preciso imaginar o oposto, ou seja, que conseguiu o emprego, que fala com convicção e segurança.
Ao saber o que fazer durante uma crise de ansiedade, passar por essa dificuldade não é mais tão assustador. Nesses momentos também é possível ligar para um amigo, parceiro ou familiar para pedir apoio.
Se mesmo testando todas as técnicas para controlar a ansiedade a pessoa continuar ansiosa, é o momento de buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O profissional indicará a melhor solução e, se for o caso, receitará o medicamento correto para o caso.
Além disso, para evitar as crises de ansiedade existem os suplementos naturais. O princípio ativo das cápsulas é regular a produção de serotonina, hormônio do bem-estar e do prazer.
Assim, sem agredir o organismo, esse remédio natural pode eliminar os momentos ansiosos da vida. Conheça mais sobre os suplementos naturais.